Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bolos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Muffins de araçás, aveia e mel

 Araçás são um fruto parecido com uma romã pequenina, por dentro parece maracujá com polpa e pevides, mas bastante mais ácido. Comia este fruto na ilha das Flores em salada com açúcar ou em compota mas decidimos inovar e tentar fazer algo diferente com eles. Tentamos algumas vezes para os muffins não ficarem "enqueijados" e voilá chegamos a esta fantástica receita. Ficam com o gostinho a araçá, sem açúcar e com aveia! Que SAUDÁVEIS que são! Experimentem, são rápidos de fazer.

Have fun,

L.



Ingredientes:

1 chávena de farinha
1 chávena de aveia
1 chávena de araçás
150 ml de óleo
4 ovos
250 ml de mel
1 colher de chá de fermento

Preparação:

Aquecer o forno a 170ºC.
Passar os araçás no passe-vite para retirar as pevides.
Juntar os ingredientes secos: a farinha, o fermento a aveia na batedeira (se utilizar a Bimby utilizar na velocidade 3) juntar os ovos, um a um, de seguida o óleo e o mel.
Colocar nas forminhas previamente untadas.
Vai ao forno 20 a 25 minutos.

domingo, 5 de abril de 2015

Tiramisu

Aproveitando a deixa que nos foi atribuída pelo DeBorla"Compromisso é compromisso" e como prometemos ontem no workshop deixamos aqui a receita do Tiramisu. Não é a mais indicado para o dia que se celebra hoje - Páscoa - mas entre as amêndoas e os ovos há um tempinho para confeccioná-la.
As receitas da massa fresca serão as próximas a ficarem disponíveis aqui no blog.

Experimentem :)

Have fun e Boa Páscoa

L.




Ingredientes:

200 ml de natas
250 gr de queijo mascarpone
75 gr de açúcar confeiteiro (6/7 colheres de sopa)
1 vagem de baunilha
200 ml de café solúvel
24 palitos la reine ou de champanhe
3 colheres de sopa de licor Marsala ou Tia Maria
Raspas de chocolate negro para decorar

Preparação:

Bater as natas uns minutos para ficarem mais firmes, adicionar o açúcar e bater até formarem um pico suave.
Cortar a vagem de baunilha e retirar as sementes, adicionar à mistura o queijo mascarpone e uma colher do licor. Bater até ficar um creme leve e consistente.
Colocar no saco pasteleiro ou utilizar uma colher para fazer as camadas com os palitos.

Colocar no café o resto do licor. Embeber 2 a 3 palitos de cada vez no café e começar a fazer as camadas alternadas: palitos e creme mascarpone, e decorar no final com raspas de chocolate.

Ir ao frio durante 2 a 3 horas.

Receita inspirada no livro : "Ramsay's Best Menus" do chef Gordon Ramsay.




domingo, 22 de março de 2015

Bolo do tijolo


Neste domingo com o sol primaveril a espreitar, trago-vos mais uma receita típica da minha ilha - a ilha das Flores. O bolo do tijolo era confeccionado quando faltava o pão em casa. Acompanha qualquer prato como o pão normal. Experimentem, é fácil de fazer. Mais uma vez tive a ajuda das mãos sábias do meu pai, o especialista lá em casa do bolo do tijolo.

Have fun!
L.

Ingredientes:

1 chávena de farinha de milho

meia chávena farinha de trigo

2 chávenas de água

sal q.b

Preparação:

Num tacho colocar a água a ferver com o sal, quando estiver a ferver misturar a farinha de milho toda e mexer com a colher de pau.







Depois de arrefecer (mais ou menos 10 minutos) acrescentar aos poucos a farinha de trigo até obter uma massa homogénea.






Polvilhar a superfície com farinha de milho. Depois moldar a massa em pequenas bolinhas e estender em círculos com meio centímetro de altura.








Colocar no tijolo ou sertã e cozer cerca de 4 minutos de cada lado.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Bolo de limão com sementes de papoila

Este domingo foi dia de um "docinho ácido". Utilizamos pela primeira vez as sementes de papoila da Sementina e o resultado foi óptimo. 
A receita requer mais um pouquinho de tempo do que as habituais aqui do blog, para além do bolo, temos de fazer a calda e a cobertura. Mas vale a pena o esforço. O bolo fica muito fofo e um pouco húmido. Ideal para o domingo preguiçoso!  :D E ainda por cima a tempo da noite dos Óscares...comer uma fatia pela noite dentro vai saber bem!

Have fun,
L.









Ingredientes:
Bolo:
85 gr de manteiga sem sal
200 gr de açúcar em pó
Raspa de 1 limão
15 gr de sementes de papoila da Sementina
160 ml de leite gordo
230 gr de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
3 claras de ovo

Calda de limão:
Sumo e raspa de 1 limão
1 colher de cha de açucar
100 ml de água

Glacé de limão:
Sumo e raspa de meio limão
150 gr de açúcar de confeiteiro

Pre-aquecer o forno a 170º.
Misturar a manteiga, o açúcar, a raspa de limão e as sementes de papoila até os ingredientes estarem bem ligados e de seguida incorporar aos poucos o leite. À parte, bater as claras em castelo, juntando depois à massa do bolo, envolvendo delicadamente. Deitar a massa numa forma com buraco no meio e cozinhar no forno durante 30 minutos ou até a massa ficar fofa ao toque.
(Se utilizar a bimby bater as claras em castelo antes e reservar. Adicionar os ingredientes e misturar com a borboleta na velocidade 4. Retirar a massa da bimby e juntar as claras em castelo à parte com uma colher de pau para a massa ficar fofa)
Enquanto o bolo coze, juntar o sumo de limão, a raspa, o açúcar e 100 ml de água num tacho para fazer a calda de limão. Deixar levantar fervura sobre lume baixo, até que a mistura reduza para metade. Quando o bolo sair do forno, derramar a calda por cima do bolo, até ficar ensopado.
Por último, para o glace de limão, misturar o sumo de limão, o açúcar confeiteiro numa tigela até ficar bem envolvida. A consistência procurada é grossa mas líquida para poder verter sobre o bolo já frio. Para decoração, espalhar sementes de papoila por cima.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Bolo mármore



Depois da família reunida e da gripe que nos atacou - o que nos impossibilitou de fazer uma receita natalícia - aqui fica uma receita óptima de bolo mármore. Fácil e rápida de fazer! O bolo fica ligeiramente húmido e fofo.
Have fun,

L.


Ingredientes:

110 gramas de chocolate de culinária
6 colheres de sopa de leite
140 gramas de manteiga sem sal
170 gramas de açúcar
2 ovos batidos
6 colheres de sopa de natas
230 gramas de farinha de trigo com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher  de chá de extrato de baunilha

Preparação:

Ligar o forno a 160 graus. Começar por untar uma forma retangular e forre-o com papel vegetal (ou utilizar uma forma de silicone), polvilhando o interior com um pouco de farinha.
Desfazer o chocolate em pedaços e, juntamente com o leite, deixe derreter em banho-maria, em cima do lume, até o chocolate derreter.
Misturar a manteiga e o açúcar até ficar uma espécie de creme esbranquiçado, juntar de seguida, os ovos e as natas, batendo sempre. Juntar a farinha peneirada, mais o fermento, e envolver bem e de forma suave toda a massa.
Dividir a massa em dois e juntar o chocolate a uma das partes. Colocar na forma alternadamente mexendo com uma colher para criar o efeito do mármore. Levar ao forno e deixar ficar durante 35-40 minutos, ou até o bolo crescer. Para verificar se está bem cozido, espetar um palito ou uma faca até sair limpa.




terça-feira, 18 de novembro de 2014

Brownie com cheesecake de amora












Como comemoramos 2 anos do blog, decidimos deixar-vos com duas receitas: uma do N. outra minha. E é claro que a minha tinha de ser docinha! Aqui fica o bolo para festejar este aniversário! :D

Have fun.

L.

(Receita adaptada do livro "Confeitaria Hummingbird - Receitas de Sonho")

Ingredientes

brownie
200gr de chocolate
200gr de manteiga
250gr de açúcar confeiteiro
3 ovos
110gr de farinha com fermento

cheesecake
400gr de queijo creme
150gr de açúcar confeiteiro
umas gotas de essência de baunilha
2 ovos

creme para a cobertura
200ml de natas
100gr de açúcar confeiteiro
100 g de amoras

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 110°.
Para o brownie: Colocar o chocolate numa taça em banho maria e deixar que o chocolate derreta e fique macio. À parte, juntar a manteiga e o açúcar na taça e com a batedeira bater até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Adicionar os ovos, mexendo bem. Adicionar gradualmente a farinha, misturando bem depois de cada adição. Colocar a batedeira na velocidade máxima e bata um pouco mais até obter uma mistura fofa. Deite o chocolate derretido pouco a pouco e misture cuidadosamente. Coloque no tabuleiro devidamente preparado e alise com uma espátula.
Para o cheesecake: Colocar o creme de queijo, o açúcar e a
essência de baunilha na batedeira e bata na velocidade mais baixa até
obter uma mistura fofa e espessa. Adicionar um ovo de cada vez,
enquanto continua a misturar. A mistura deve ficar fofa e cremosa. Coloque a batedeira na velocidade máxima mas não bata em excesso, caso contrario o queijo
separar-se-á. Colocar a mistura por cima do brownie e alisar com uma espátula. Leve ao forno pré-aquecido durante 30-40 minutos, ou até que o cheesecake fique firme ao toque
e levemente dourado nas extremidades. O centro deve permanecer
esbranquicado. Deixe arrefecer por completo.
Para a cobertura de creme: Bater as natas com o açúcar até ficar firmes. Adicionar as amoras e bater mais um pouco até ficar incorporadas.

Colocar o brownie com o cheesecake em cima. Espalhar a uniformemente a
cobertura por cima e decore com mais amoras.







quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cupcakes de abóbora e cakepops de chocolate branco



Gostamos de celebrar o Halloween com os famosos cupcakes de abóbora com creme de queijo. Talvez pelas minhas raízes americanas, esta data é celebrada com docinhos e amigos, claro!

(receita retirada do livro "Confeitaria Hummingbird - Receitas de Sonho")

Desta vez experimentei fazer uns cakepops cobertos de chocolate branco para simular os fantasminhas de halloween!

Have fun,

L.

Ingredientes 

Cupcakes de abóbora:

120g de farinha sem fermento

140g de acúçar em pó

1 colher de sopa de fermento em pó

1 1/2 colher de chá de canela em pó e mais alguma para decorar

uma pitada de sal

40g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

120ml de leite gordo

2 ovos

200g puré de abóbora em lata

Creme de queijo:

300g de açúcar de confeiteiro

50g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

125g de quejo creme, frio

Cakepops:
120gr de açúcar

120gr de margarina

120gr farinha branca de neve com fermento

3 ovos

corante vermelho

Preparação

Ligar o forno a 10.º

Juntar a farinha, o açúcar, o fermento em pó, a canela, o sal e a manteiga numa batedeira. Bater até obter uma consistência arenosa. Junte lentamente o leite. Junte os ovos até obter uma massa consistente. À mão, junte o puré de abóbora. Coloque a mistura nas forminhas de papel até encher dois terços e leve ao forno durante 20 minutos. Depois de cozidos, colocar na grelha para arrefecerem.

Depois de frios, colocar o creme de queijo e polvilhar com canela.


domingo, 29 de junho de 2014

Bolo fresquinho para o Verão com morangos :D




Esta receita é ideal para o verão, fácil de fazer e rápida :D Aventurei-me com o saco de pasteleiro e fiz um beijinhos com as natas batidas, mas deem largas à vossa imaginação.
have fun

L.

Ingredientes:

175 g de farinha de trigo com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
175 g de manteiga amolecida
175 g de açúcar amarelo refinado
3 ovos

200 ml de natas batidas
morangos frescos,

Aqueça previamente o forno a 180ºC.
Misture bem a farinha, o fermento, a manteiga e os ovos bater até obter uma massa leve e macia.
Untar a forma e levar ao forno, previamente aquecido, durante 25-30 minutos.
Deixe arrefecer e transfira-os para uma rede
metálica  para arrefecerem completamente.
Colocar por cima as natas batidas e os morangos cortados ao meio.

E voilá! Já está!


sexta-feira, 28 de março de 2014

O nosso Segredo de Chocolate



Dia 26 de março é o Dia Mundial do Chocolate. Qualquer dia é ótimo para comer o 'cacau', por isso para nós, o Dia Mundial do Chocolate é todos os dias. Há um bolo em São Miguel que nós simplesmente não conseguimos resistir: o Segredo de Chocolate, do restaurante vegetariano Rotas. É um pedaço de mau caminho, o diabo do bolo. Nós andamos há anos a tentar descobrir o "segredo" daquele bolo e, graças a uma receita vinda de Espinho, ficamos bem perto. O resultado foi um bolo húmido delicioso com uma cobertura ainda melhor. Quem se arrisca a experimentar?

Have fun!

N.

Ingredientes

300 gramas de chocolate  em barra

150 gramas de margarina

120 gramas de açúcar

50 gramas de farinha

5 ovos

Cobertura

100 gramas de chocolate

1 decilitro de natas
Barre a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 160 graus. Juntar a manteiga com o chocolate e leve a derreter em banho-maria no fogão, mexer bem, junte o açúcar e misture. Deixe arrefecer um pouco e adicione depois as gemas. Mexa bem, junte depois a farinha e misture.Por fim, bata as claras em castelo. Junte-as à mistura e envolva delicadamente. Leve ao forno a cozer durante 30 minutos.

Para fazer a cobertura, leve ao lume as natas. Deixe ferver, retire do lume, junte o chocolate em pedaços e deixe repousar durante 10 minutos. Depois mexa bem até ficar em creme liso. Quando tirar o bolo do fogão, desenforme e barre a cobertura por cima.


domingo, 19 de janeiro de 2014

Bolo de café



Esta passada quarta-feira a minha mãe fez anos e nada melhor do que presenteá-la com um bolo de café. Fica aqui a receita do meu livro preferido "Receitas de Sonho - Confeitaria Hummingbird". Fácil e rápido como já sabem e requer pouco tempo na cozinha! :p

Have fun.

L.

Ingredientes:
 2 colheres de café solúvel
225gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
225 de açúcar em pó
4 ovos
225gr de farinha sem fermento
1 colheres de sopa de fermento em pó
1 colher de cacau em pó
raspas de chocolate preto
 
Cobertura:
125 gr de açúcar confeiteiro
40 gr de manteiga sem sal à temperatura ambiente
3 colheres de sopa de leite
Algumas gotas de essência de baunilha
 
Preparação:
Preaquecer o forno a 170ºC.ferver agua e colocar o café solúvel ou um cafe expresso.

Num robot de cozinha misturar a manteiga com o açúcar e o café, adicionar os ovos um a um. Juntar a farinha, o fermento em pó e o cacau em pó ate obter uma mistura leve e fofa.

Colocar a mistura numa forma previamente untada, vai ao forno durante 30min. Não abrir o forno durante a cozedura, para não abater o bolo.

Depois do bolo arrefecer colocar a cobertura de café. Eu optei por colocar só na parte superior com as raspas de chocolate por cima.

domingo, 8 de dezembro de 2013

Sublime de chocolate



O Natal está aí a chegar e cá em casa estamos apenas a sopa e água para baixar bem os níveis de colesterol para depois aproveitar bem a época natalícia que vem ai! :p Estou a BRINCAR! nada de sopa e água... fiz um docinho bem rápido para o jantar, que soube mesmo bem com o frio que tem estado. Fácil e rápido!

have fun

L.

Ingredientes 


  • 300 gr de chocolate preto

  • 150 gr de manteiga

  • 120 gr de açúcar

  • 5 ovos

  • 45 gr de farinha

Preparação

Ligar o forno a 150ºC. Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo. Derreter a tablete de chocolate com a manteiga (em banho maria ou no microondas).  Com a batedeira ligada no mínimo juntar o açúcar, as gemas e a farinha. Retirar da batedeira e juntar levemente as claras em castelo à mão com movimentos muito leves de modo a envolver suavemente as claras na massa. Untar a forma e colocar no forno durante 30minutos. O interior fica húmido, pode se fazer uma cobertura de chocolate mas optei por não fazer pois na maior parte das vezes fica muito enjoativo.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Chocolate fondant

chocolate fondant

Olá!

Após nove meses de inatividade, o blog volta a dar à luz uma receita! O trabalho e as férias - e às vezes a falta de paciência - deixaram o "Hoje cozinhas e eu lavo" descuidado, mas a boa notícia é que já temos uma mão cheia de pratos deliciosos prontinhos para partilhar.

E como sabemos que a nossa ausência foi um pouco amarga, nada como começar com um "docinho" para regressar. Nós já éramos fãs de gateau de chocolate - ou fondant de chocolate - há imenso tempo, principalmente aqueles comprados congelados nos hipermercados. Mas nada bate um feito em casa, na hora.

Pensei que fossem mais difíceis de fazer, mas a verdade é que não. E não demoram muito tempo até estar pronto a ser devorado - e não consome muitos recursos, o que é ótimo nestes tempos. Os grandes truques serão: bater muito bem a manteiga com o açúcar; não abusar na quantidade de café ou vinho do Porto, de forma a não sobrepor o gosto do chocolate; e o tempo de cozedura, não ir além dos 12, 12 minutos e meio.

Have fun! N.

---

Ingredientes
50 gramas de manteiga
50 gramas de chocolate preto
Cacau em pó para polvilhar
1 ovo
1 gema
60 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de vinho do Porto
50 gramas de farinha
Pre-aquecer o forno a 160 graus. Começar a receita por untar as formas de queques com manteiga e polvilhar o fundo e os lados com chocolate em pó. Levar ao frigorífico até à hora de ir para o forno. De seguida, colocar o chocolate aos pedaços e a manteiga numa tigela em banho maria no fogão e ir mexendo até se dissolver por completo. Reservar. Entretanto, bater o o açúcar com o ovo e a gema até ficar um creme esbranquiçado. Juntar o chocolate e envolver bem, adicionar o vinho do Porto e a farinha (peneirada). Envolver bem e depois  verter para as formas. Vai ao forno durante 12 minutos, retirar das formas e comer acompanhado de um bom gelado de baunilha.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Bolo de Laranja



Esta receita é simples e rápida  tal como eu gosto! O sabor a laranja é intenso mas nada que se compare ao bolo do meu pai (prometo um dia por cá a receita) que leva uma calda...mas essa fica para outro dia, pois requer mais tempo passado na cozinha e com o mau tempo que se avizinha não apetece! :p

Espero que gostem! Have fun!

L.

--

Ingredientes
200 g de açúcar
1 laranja
250 g de manteiga
5 ovos
250 g de farinha
1 colher de café de fermento em pó
sumo de 1 laranja
1 laranja cortada as rodelas fininhas
Bater a manteiga com o açúcar e adicionar as gemas uma a uma. Adicionar a farinha, fermento, raspa e o sumo da laranja.

Bater as claras em castelo e envolvê-las devagar na massa.

Untar a forma com manteiga e polvilhar o fundo com um pouco de açúcar. Corte a laranja às rodelas fininhas e coloque-as no fundo da forma.

Depois é só colocar a massa por cima e vai ao forno durante 45-50 minutos a 180ºC.

Já está! :)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bolo Blackout de Brooklyn



Nada como o frio lá fora e um bolo de chocolate cá dentro! Rápido, fácil e sem o N. na cozinha a "rodopiar" é tudo o que se quer! :)

Receita vista no livro "Confeitaria Hummingbird: receitas de sonho".

Espero que gostem!

 
Ingredientes
100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
260 g de açúcar em pó (só usei 190 g)
2 ovos
2 gotas de essência de baunilha
45 g de cacau em pó
1 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
Uma pitada de sal
170 g de farinha sem fermento
160 ml de leite gordo
Custarda de Chocolate
500 g de açúcar em pó
125 g de cacau em pó
200 g de farinha de milho
85 g de manteiga sem sal em cubos
1 c. chá de essência de baunilha
*Nota: fiz só metade da custarda e ainda sobrou bastante.
Bata a manteiga e o açúcar numa batedeira até obter um creme leve e fofo. Adicione os ovos um a um, misture bem. Coloque a batedeira na velocidade mais baixa e bata a essência de baunilha, o cacau em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal, até estarem bem ligados. Junte metade da farinha, depois o leite todo, e acabe com a farinha restante. Bata bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Deite a mistura nas formas de bolo previamente preparadas e alise com uma espátula. Fiz apenas numa forma. Coloque no forno previamente aquecido a 170°C (Gás 3) durante 25-30 minutos. Deixe arrefecer o bolo na forma durante alguns minutos antes de 0 colocar numa grelha para arrefecer completamente.

Para a custarda de chocolate: Coloque o açúcar, o cacau em pó e 600 ml de água num tacho e deixe levantar fervura sobre lume médio, mexendo ocasionalmente. Junte a farinha de milho com 120-200 ml de água, mexendo energicamente à medida que junta a água.  A mistura deverá ter a consistência grossa, por isso junte mais água se continuar muito grosso (não exceda os 250 ml). Junte gradualmente à mistura de cacau mexendo lentamente. Deixe levantar novamente fervura, mexendo sempre. Não pare de mexer e deixe cozinhar durante alguns minutos, até engrossar. Retire do lume e junte a manteiga e a essência de baunilha. Deite na taça, cubra com película aderente e coloque no frigorífico até ficar muito firme.

Por fim, retire uma fatia muito fina do bolo, coloque no robô de cozinha e pique até obter migalhas finas.  Espalhe a custarda por cima do bolo e cubra com migalhas trituradas e já está!

Have fun! :)

L.