Mostrar mensagens com a etiqueta Chocolate. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Chocolate. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Bolo mármore



Depois da família reunida e da gripe que nos atacou - o que nos impossibilitou de fazer uma receita natalícia - aqui fica uma receita óptima de bolo mármore. Fácil e rápida de fazer! O bolo fica ligeiramente húmido e fofo.
Have fun,

L.


Ingredientes:

110 gramas de chocolate de culinária
6 colheres de sopa de leite
140 gramas de manteiga sem sal
170 gramas de açúcar
2 ovos batidos
6 colheres de sopa de natas
230 gramas de farinha de trigo com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher  de chá de extrato de baunilha

Preparação:

Ligar o forno a 160 graus. Começar por untar uma forma retangular e forre-o com papel vegetal (ou utilizar uma forma de silicone), polvilhando o interior com um pouco de farinha.
Desfazer o chocolate em pedaços e, juntamente com o leite, deixe derreter em banho-maria, em cima do lume, até o chocolate derreter.
Misturar a manteiga e o açúcar até ficar uma espécie de creme esbranquiçado, juntar de seguida, os ovos e as natas, batendo sempre. Juntar a farinha peneirada, mais o fermento, e envolver bem e de forma suave toda a massa.
Dividir a massa em dois e juntar o chocolate a uma das partes. Colocar na forma alternadamente mexendo com uma colher para criar o efeito do mármore. Levar ao forno e deixar ficar durante 35-40 minutos, ou até o bolo crescer. Para verificar se está bem cozido, espetar um palito ou uma faca até sair limpa.




sábado, 16 de agosto de 2014

Gelado de Chocolate





Para o verão, não há nada como uma gelado fresquinho para adoçar a boca!

A receita é bem fácil e saudável! Não leva natas!

Esta receita é inspirada no gelado de chocolate da Nigella Lawson com umas pequenas alterações.

Have fun

L.

Ingredientes:

4 gemas
100g de açúcar
500ml de leite gordo
100g de chocolate negro (70%)
40g de cacau

Preparação:

Bater as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Derreter o chocolate em banho maria.

Colocar o leite num tacho até levantar fervura e depois adicionar aos poucos às gemas e ao chocolate. Em lume brando, mexer lentamente até ficar cremoso.

Deixar arrefecer antes de ir para o congelador. Fica pronto em 6horas.



sexta-feira, 28 de março de 2014

O nosso Segredo de Chocolate



Dia 26 de março é o Dia Mundial do Chocolate. Qualquer dia é ótimo para comer o 'cacau', por isso para nós, o Dia Mundial do Chocolate é todos os dias. Há um bolo em São Miguel que nós simplesmente não conseguimos resistir: o Segredo de Chocolate, do restaurante vegetariano Rotas. É um pedaço de mau caminho, o diabo do bolo. Nós andamos há anos a tentar descobrir o "segredo" daquele bolo e, graças a uma receita vinda de Espinho, ficamos bem perto. O resultado foi um bolo húmido delicioso com uma cobertura ainda melhor. Quem se arrisca a experimentar?

Have fun!

N.

Ingredientes

300 gramas de chocolate  em barra

150 gramas de margarina

120 gramas de açúcar

50 gramas de farinha

5 ovos

Cobertura

100 gramas de chocolate

1 decilitro de natas
Barre a forma com manteiga e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 160 graus. Juntar a manteiga com o chocolate e leve a derreter em banho-maria no fogão, mexer bem, junte o açúcar e misture. Deixe arrefecer um pouco e adicione depois as gemas. Mexa bem, junte depois a farinha e misture.Por fim, bata as claras em castelo. Junte-as à mistura e envolva delicadamente. Leve ao forno a cozer durante 30 minutos.

Para fazer a cobertura, leve ao lume as natas. Deixe ferver, retire do lume, junte o chocolate em pedaços e deixe repousar durante 10 minutos. Depois mexa bem até ficar em creme liso. Quando tirar o bolo do fogão, desenforme e barre a cobertura por cima.


domingo, 23 de fevereiro de 2014

Tarte de chocolate preto e framboesas

 




Ao ver esta receita da Audra no Masterchef Austrália, fiquei com água na boca e sempre com vontade de a fazer. Apesar de ser um pouco elaborada e demorar mais um tempinho na cozinha, chegou o dia de a fazer!

Esta receita é apropriada para quem gosta de chocolate amargo:) É óptima!


Have fun! Enjoy


L.


Ingredientes:

Base

- 225g farinha

- 1 pitada de sal

- 2 colheres de sopa de açúcar confeiteiro

- 2 colheres de sopa de cacau em pó

- 140g de manteiga sem sal

- 2 colheres de sopa de água fria


Ganache 

- 500g de chocolate (71%)

- 200g de manteiga sem sal


Gelatina 

- 375ml de vinho do porto

- 2 colheres de sopa de açúcar amarelo

- 5 folhas de gelatina ou 10 gr de gelatina em pó


Molho de Framboesas

- 125g de framboesas

- 3 colher de açúcar

Preparação:

Misturar a farinha, o açúcar e o cacau num robot de cozinha até ficarem misturados, colocar a manteiga e a agua até a massa estar ligada. Colocar a massa no frio durante 10 minutos. Estender a massa e colocar na tarteira. Colocar novamente no frigorifico durante 10 minutos.

Vai ao forno a 200ºC durante 10 minutos.


Para o ganache, colocar o chocolate ao pedaços em banho maria com a manteiga. Quando estiver com a consistência de um creme, retirar do calor e reserve.


Colocar num tachinho o vinho do porto com o açúcar e deixar ferver 5 minutos. juntar a gelatina e deixar arrefecer


Quando a base da tarte estiver fria, colocar o ganache por cima e levar ao frio durante 30 minutos.

Colocar a gelatina por cima e as framboesas e vai novamente para o frio.


Para o molho de framboesas colocar num tacho o açúcar e as framboesas e deixar ferver 6 minutos.




domingo, 8 de dezembro de 2013

Sublime de chocolate



O Natal está aí a chegar e cá em casa estamos apenas a sopa e água para baixar bem os níveis de colesterol para depois aproveitar bem a época natalícia que vem ai! :p Estou a BRINCAR! nada de sopa e água... fiz um docinho bem rápido para o jantar, que soube mesmo bem com o frio que tem estado. Fácil e rápido!

have fun

L.

Ingredientes 


  • 300 gr de chocolate preto

  • 150 gr de manteiga

  • 120 gr de açúcar

  • 5 ovos

  • 45 gr de farinha

Preparação

Ligar o forno a 150ºC. Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo. Derreter a tablete de chocolate com a manteiga (em banho maria ou no microondas).  Com a batedeira ligada no mínimo juntar o açúcar, as gemas e a farinha. Retirar da batedeira e juntar levemente as claras em castelo à mão com movimentos muito leves de modo a envolver suavemente as claras na massa. Untar a forma e colocar no forno durante 30minutos. O interior fica húmido, pode se fazer uma cobertura de chocolate mas optei por não fazer pois na maior parte das vezes fica muito enjoativo.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Chocolate fondant

chocolate fondant

Olá!

Após nove meses de inatividade, o blog volta a dar à luz uma receita! O trabalho e as férias - e às vezes a falta de paciência - deixaram o "Hoje cozinhas e eu lavo" descuidado, mas a boa notícia é que já temos uma mão cheia de pratos deliciosos prontinhos para partilhar.

E como sabemos que a nossa ausência foi um pouco amarga, nada como começar com um "docinho" para regressar. Nós já éramos fãs de gateau de chocolate - ou fondant de chocolate - há imenso tempo, principalmente aqueles comprados congelados nos hipermercados. Mas nada bate um feito em casa, na hora.

Pensei que fossem mais difíceis de fazer, mas a verdade é que não. E não demoram muito tempo até estar pronto a ser devorado - e não consome muitos recursos, o que é ótimo nestes tempos. Os grandes truques serão: bater muito bem a manteiga com o açúcar; não abusar na quantidade de café ou vinho do Porto, de forma a não sobrepor o gosto do chocolate; e o tempo de cozedura, não ir além dos 12, 12 minutos e meio.

Have fun! N.

---

Ingredientes
50 gramas de manteiga
50 gramas de chocolate preto
Cacau em pó para polvilhar
1 ovo
1 gema
60 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de vinho do Porto
50 gramas de farinha
Pre-aquecer o forno a 160 graus. Começar a receita por untar as formas de queques com manteiga e polvilhar o fundo e os lados com chocolate em pó. Levar ao frigorífico até à hora de ir para o forno. De seguida, colocar o chocolate aos pedaços e a manteiga numa tigela em banho maria no fogão e ir mexendo até se dissolver por completo. Reservar. Entretanto, bater o o açúcar com o ovo e a gema até ficar um creme esbranquiçado. Juntar o chocolate e envolver bem, adicionar o vinho do Porto e a farinha (peneirada). Envolver bem e depois  verter para as formas. Vai ao forno durante 12 minutos, retirar das formas e comer acompanhado de um bom gelado de baunilha.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bolo Blackout de Brooklyn



Nada como o frio lá fora e um bolo de chocolate cá dentro! Rápido, fácil e sem o N. na cozinha a "rodopiar" é tudo o que se quer! :)

Receita vista no livro "Confeitaria Hummingbird: receitas de sonho".

Espero que gostem!

 
Ingredientes
100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
260 g de açúcar em pó (só usei 190 g)
2 ovos
2 gotas de essência de baunilha
45 g de cacau em pó
1 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
Uma pitada de sal
170 g de farinha sem fermento
160 ml de leite gordo
Custarda de Chocolate
500 g de açúcar em pó
125 g de cacau em pó
200 g de farinha de milho
85 g de manteiga sem sal em cubos
1 c. chá de essência de baunilha
*Nota: fiz só metade da custarda e ainda sobrou bastante.
Bata a manteiga e o açúcar numa batedeira até obter um creme leve e fofo. Adicione os ovos um a um, misture bem. Coloque a batedeira na velocidade mais baixa e bata a essência de baunilha, o cacau em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal, até estarem bem ligados. Junte metade da farinha, depois o leite todo, e acabe com a farinha restante. Bata bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Deite a mistura nas formas de bolo previamente preparadas e alise com uma espátula. Fiz apenas numa forma. Coloque no forno previamente aquecido a 170°C (Gás 3) durante 25-30 minutos. Deixe arrefecer o bolo na forma durante alguns minutos antes de 0 colocar numa grelha para arrefecer completamente.

Para a custarda de chocolate: Coloque o açúcar, o cacau em pó e 600 ml de água num tacho e deixe levantar fervura sobre lume médio, mexendo ocasionalmente. Junte a farinha de milho com 120-200 ml de água, mexendo energicamente à medida que junta a água.  A mistura deverá ter a consistência grossa, por isso junte mais água se continuar muito grosso (não exceda os 250 ml). Junte gradualmente à mistura de cacau mexendo lentamente. Deixe levantar novamente fervura, mexendo sempre. Não pare de mexer e deixe cozinhar durante alguns minutos, até engrossar. Retire do lume e junte a manteiga e a essência de baunilha. Deite na taça, cubra com película aderente e coloque no frigorífico até ficar muito firme.

Por fim, retire uma fatia muito fina do bolo, coloque no robô de cozinha e pique até obter migalhas finas.  Espalhe a custarda por cima do bolo e cubra com migalhas trituradas e já está!

Have fun! :)

L.