Mostrar mensagens com a etiqueta Papoila. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Papoila. Mostrar todas as mensagens

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Bolo de limão com sementes de papoila

Este domingo foi dia de um "docinho ácido". Utilizamos pela primeira vez as sementes de papoila da Sementina e o resultado foi óptimo. 
A receita requer mais um pouquinho de tempo do que as habituais aqui do blog, para além do bolo, temos de fazer a calda e a cobertura. Mas vale a pena o esforço. O bolo fica muito fofo e um pouco húmido. Ideal para o domingo preguiçoso!  :D E ainda por cima a tempo da noite dos Óscares...comer uma fatia pela noite dentro vai saber bem!

Have fun,
L.









Ingredientes:
Bolo:
85 gr de manteiga sem sal
200 gr de açúcar em pó
Raspa de 1 limão
15 gr de sementes de papoila da Sementina
160 ml de leite gordo
230 gr de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
3 claras de ovo

Calda de limão:
Sumo e raspa de 1 limão
1 colher de cha de açucar
100 ml de água

Glacé de limão:
Sumo e raspa de meio limão
150 gr de açúcar de confeiteiro

Pre-aquecer o forno a 170º.
Misturar a manteiga, o açúcar, a raspa de limão e as sementes de papoila até os ingredientes estarem bem ligados e de seguida incorporar aos poucos o leite. À parte, bater as claras em castelo, juntando depois à massa do bolo, envolvendo delicadamente. Deitar a massa numa forma com buraco no meio e cozinhar no forno durante 30 minutos ou até a massa ficar fofa ao toque.
(Se utilizar a bimby bater as claras em castelo antes e reservar. Adicionar os ingredientes e misturar com a borboleta na velocidade 4. Retirar a massa da bimby e juntar as claras em castelo à parte com uma colher de pau para a massa ficar fofa)
Enquanto o bolo coze, juntar o sumo de limão, a raspa, o açúcar e 100 ml de água num tacho para fazer a calda de limão. Deixar levantar fervura sobre lume baixo, até que a mistura reduza para metade. Quando o bolo sair do forno, derramar a calda por cima do bolo, até ficar ensopado.
Por último, para o glace de limão, misturar o sumo de limão, o açúcar confeiteiro numa tigela até ficar bem envolvida. A consistência procurada é grossa mas líquida para poder verter sobre o bolo já frio. Para decoração, espalhar sementes de papoila por cima.