Mostrar mensagens com a etiqueta tradicional. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta tradicional. Mostrar todas as mensagens

domingo, 22 de março de 2015

Bolo do tijolo


Neste domingo com o sol primaveril a espreitar, trago-vos mais uma receita típica da minha ilha - a ilha das Flores. O bolo do tijolo era confeccionado quando faltava o pão em casa. Acompanha qualquer prato como o pão normal. Experimentem, é fácil de fazer. Mais uma vez tive a ajuda das mãos sábias do meu pai, o especialista lá em casa do bolo do tijolo.

Have fun!
L.

Ingredientes:

1 chávena de farinha de milho

meia chávena farinha de trigo

2 chávenas de água

sal q.b

Preparação:

Num tacho colocar a água a ferver com o sal, quando estiver a ferver misturar a farinha de milho toda e mexer com a colher de pau.







Depois de arrefecer (mais ou menos 10 minutos) acrescentar aos poucos a farinha de trigo até obter uma massa homogénea.






Polvilhar a superfície com farinha de milho. Depois moldar a massa em pequenas bolinhas e estender em círculos com meio centímetro de altura.








Colocar no tijolo ou sertã e cozer cerca de 4 minutos de cada lado.

domingo, 12 de outubro de 2014

Filhós e chá de poejo



O frio parece que está a chegar e nada melhor que um cházinho e mais um docinho para aquecer a alma! :D Estas foram feitas nas férias, aproveitei o cenário fantástico da minha ilha para as fotografar, mas até com o calor calharam bem para levar de lanche e distribuir aos amigos no boqueirão. ahhhh verão, volta rápido! :p

Esta receita é um pouco mais demorada de fazer, pois a massa tem de levedar!

have fun.

L.

Ingredientes:

1kg de farinha (24 filhós)
250gr de açúcar
6ovos
200ml de leite
1saqueta de fermento ou fermento caseiro
raspa de limão
meia colher de chá de canela
noz-moscada qb
1colher de chá de aguardente
sal qb

Para fritar: 1L de óleo

Preparação:

Misturar os ovos com o açúcar até obter uma pasta fofa. Junta-se os elementos secos  com o leite e o restantes  ingredientes. Amassar até ficar com uma boa consistência. Colocar num local quente e deixar levedar 6 horas.
Depois de dobrar o volume, pegar em pequenas bolinhas e dar a forma da filhó colocando no óleo quente para fritar.
Repetir o processo com a restante massa para fritar todas as filhós.

Acompanhar com o chá de poejo, basta fazer uma infusão alguns minutos com o poejo.