segunda-feira, 13 de abril de 2015

Muffins de araçás, aveia e mel

 Araçás são um fruto parecido com uma romã pequenina, por dentro parece maracujá com polpa e pevides, mas bastante mais ácido. Comia este fruto na ilha das Flores em salada com açúcar ou em compota mas decidimos inovar e tentar fazer algo diferente com eles. Tentamos algumas vezes para os muffins não ficarem "enqueijados" e voilá chegamos a esta fantástica receita. Ficam com o gostinho a araçá, sem açúcar e com aveia! Que SAUDÁVEIS que são! Experimentem, são rápidos de fazer.

Have fun,

L.



Ingredientes:

1 chávena de farinha
1 chávena de aveia
1 chávena de araçás
150 ml de óleo
4 ovos
250 ml de mel
1 colher de chá de fermento

Preparação:

Aquecer o forno a 170ºC.
Passar os araçás no passe-vite para retirar as pevides.
Juntar os ingredientes secos: a farinha, o fermento a aveia na batedeira (se utilizar a Bimby utilizar na velocidade 3) juntar os ovos, um a um, de seguida o óleo e o mel.
Colocar nas forminhas previamente untadas.
Vai ao forno 20 a 25 minutos.

domingo, 5 de abril de 2015

Tiramisu

Aproveitando a deixa que nos foi atribuída pelo DeBorla"Compromisso é compromisso" e como prometemos ontem no workshop deixamos aqui a receita do Tiramisu. Não é a mais indicado para o dia que se celebra hoje - Páscoa - mas entre as amêndoas e os ovos há um tempinho para confeccioná-la.
As receitas da massa fresca serão as próximas a ficarem disponíveis aqui no blog.

Experimentem :)

Have fun e Boa Páscoa

L.




Ingredientes:

200 ml de natas
250 gr de queijo mascarpone
75 gr de açúcar confeiteiro (6/7 colheres de sopa)
1 vagem de baunilha
200 ml de café solúvel
24 palitos la reine ou de champanhe
3 colheres de sopa de licor Marsala ou Tia Maria
Raspas de chocolate negro para decorar

Preparação:

Bater as natas uns minutos para ficarem mais firmes, adicionar o açúcar e bater até formarem um pico suave.
Cortar a vagem de baunilha e retirar as sementes, adicionar à mistura o queijo mascarpone e uma colher do licor. Bater até ficar um creme leve e consistente.
Colocar no saco pasteleiro ou utilizar uma colher para fazer as camadas com os palitos.

Colocar no café o resto do licor. Embeber 2 a 3 palitos de cada vez no café e começar a fazer as camadas alternadas: palitos e creme mascarpone, e decorar no final com raspas de chocolate.

Ir ao frio durante 2 a 3 horas.

Receita inspirada no livro : "Ramsay's Best Menus" do chef Gordon Ramsay.




domingo, 22 de março de 2015

Bolo do tijolo


Neste domingo com o sol primaveril a espreitar, trago-vos mais uma receita típica da minha ilha - a ilha das Flores. O bolo do tijolo era confeccionado quando faltava o pão em casa. Acompanha qualquer prato como o pão normal. Experimentem, é fácil de fazer. Mais uma vez tive a ajuda das mãos sábias do meu pai, o especialista lá em casa do bolo do tijolo.

Have fun!
L.

Ingredientes:

1 chávena de farinha de milho

meia chávena farinha de trigo

2 chávenas de água

sal q.b

Preparação:

Num tacho colocar a água a ferver com o sal, quando estiver a ferver misturar a farinha de milho toda e mexer com a colher de pau.







Depois de arrefecer (mais ou menos 10 minutos) acrescentar aos poucos a farinha de trigo até obter uma massa homogénea.






Polvilhar a superfície com farinha de milho. Depois moldar a massa em pequenas bolinhas e estender em círculos com meio centímetro de altura.








Colocar no tijolo ou sertã e cozer cerca de 4 minutos de cada lado.

terça-feira, 10 de março de 2015

Bolo de nozes e café




Quando soubemos que a nossa amiga Adriana vinha passar o seu aniversário a São Miguel, ficamos logo com a 'missão' de lhe preparar o bolo de anos. Como não temos recebido assim tantas visitas - o preço das passagens aéreas também não ajuda, esperamos que com as low-cost isso mude - sabíamos que tínhamos de nos esmerar. O bolo escolhido foi um maravilhoso bolo de café e nozes - vindas diretamente de Espinho e descascadas à mão - que a L já tinha feito para o meu 28.º aniversário. A L fez o trabalho todo, eu só tive a penosa tarefa de descascar as nozes - ganhei uma bolha no dedo à custa disso! O resultado foi delicioso, tanto que até conseguimos que o marido da nossa amiga, que não é lá muito fã de bolos, repetisse o prato :)

Have fun!
N.




Ingredientes:
350 gr de manteiga sem sal
350 gr de açúcar mascavado
6 ovos
6 colheres  de sopa de café
350 gr de farinha Branca de Neve
3 colheres de chá de fermento em pó
230 gr de nozes picadas

Cobertura:
115 gr de manteiga sem sal
200 gr de açúcar em pó
1/2 colher de chá de café (nós usamos algumas gotas essência de baunilha)
Sementes de papoila da Sementina para decorar



Preparação:

Aquecer o forno a 180º e untar as duas formas para bolos. Bater a manteiga e o açúcar mascavado até a mistura ficar esbranquiçada e suave.
Incorporar um ovo de cada vez, batendo sempre. Depois, adicionar o café. De seguida, misturar a farinha e o fermento ao creme, envolvendo depois as nozes picadas.

Se utilizar a Bimby colocar a borboleta e bater na velocidade 3 enquanto vai adicionando todos os ingredientes (cerca de 4 minutos). Quando adicionar as nozes picadas aumentar a velocidade para 5.

Dividir o creme pelas duas formas para bolo e alisar a parte de cima. Levar ao forno e cozer durante 20 a 25 minutos. Depois de cozidos, retirar os bolos das formas e deixar arrefecerem totalmente antes de chegar a cobertura.

Para a cobertura:
Enquanto os bolos arrefecem, bater a manteiga com o açúcar e a essência de baunilha - quem gostar, pode adicionar uma colher de sopa de café - e bater até a mistura ficar cremosa. Barrar metade da cobertura entre os bolos e o restante na parte superior do bolo. Para decorar espalhar as sementes de papoila e as nozes.

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Bolo de limão com sementes de papoila

Este domingo foi dia de um "docinho ácido". Utilizamos pela primeira vez as sementes de papoila da Sementina e o resultado foi óptimo. 
A receita requer mais um pouquinho de tempo do que as habituais aqui do blog, para além do bolo, temos de fazer a calda e a cobertura. Mas vale a pena o esforço. O bolo fica muito fofo e um pouco húmido. Ideal para o domingo preguiçoso!  :D E ainda por cima a tempo da noite dos Óscares...comer uma fatia pela noite dentro vai saber bem!

Have fun,
L.









Ingredientes:
Bolo:
85 gr de manteiga sem sal
200 gr de açúcar em pó
Raspa de 1 limão
15 gr de sementes de papoila da Sementina
160 ml de leite gordo
230 gr de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
3 claras de ovo

Calda de limão:
Sumo e raspa de 1 limão
1 colher de cha de açucar
100 ml de água

Glacé de limão:
Sumo e raspa de meio limão
150 gr de açúcar de confeiteiro

Pre-aquecer o forno a 170º.
Misturar a manteiga, o açúcar, a raspa de limão e as sementes de papoila até os ingredientes estarem bem ligados e de seguida incorporar aos poucos o leite. À parte, bater as claras em castelo, juntando depois à massa do bolo, envolvendo delicadamente. Deitar a massa numa forma com buraco no meio e cozinhar no forno durante 30 minutos ou até a massa ficar fofa ao toque.
(Se utilizar a bimby bater as claras em castelo antes e reservar. Adicionar os ingredientes e misturar com a borboleta na velocidade 4. Retirar a massa da bimby e juntar as claras em castelo à parte com uma colher de pau para a massa ficar fofa)
Enquanto o bolo coze, juntar o sumo de limão, a raspa, o açúcar e 100 ml de água num tacho para fazer a calda de limão. Deixar levantar fervura sobre lume baixo, até que a mistura reduza para metade. Quando o bolo sair do forno, derramar a calda por cima do bolo, até ficar ensopado.
Por último, para o glace de limão, misturar o sumo de limão, o açúcar confeiteiro numa tigela até ficar bem envolvida. A consistência procurada é grossa mas líquida para poder verter sobre o bolo já frio. Para decoração, espalhar sementes de papoila por cima.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Omolete de cogumelos, tomate-cereja e presunto



Há dias, quando chego a casa, que só me apetece partir uns ovos e fazer uma omelete. Tem sido um prato que tenho praticado nos últimos meses - um pouco inspirado pelo filme A viagem dos Cem Passos - e se o cogumelo é presença quase certa, desta vez experimentei usar uns deliciosos tomates-cereja.

O resultado foi ótimo. Difícil foi ter de esperar para comer para tirar as fotografias...

Have fun!

N.



Ingredientes:
2 ovos
8 cogumelos botão
6 tomates-cereja
1 fatia de presunto
1/4 de cebola picada
1 dente de alho
Salsa qb
Queijo mozarella ralado qb

Preparação:
Começar por picar a cebola e o alho, fatiar os cogumelos e os tomates-cereja, e bater os ovos. Aquecer uma frigideira com um fio de azeite e juntar a cebola. Deixar alourar e baixar o lume, juntando de seguida o alho. Juntar primeiro os cogumelos e cozinhar durante 4 minutos, antes de adicionar o tomate-cereja. Cozinhar durante 2 minutos e juntar os ovos batidos. Aumentar ligeiramente o lume, espalhar a salsa e o queijo e antes de terminar de cozinhar, desfiar a fatia de presunto por cima da omelete.

domingo, 25 de janeiro de 2015

Granola e barritas de cereais



Hoje foi dia de experimentar uma receita mais saudável: a Sementina desafiou-nos com as suas sementes e surgiu-nos logo a ideia de fazer umas barritas de cereais. São óptimas para levar para um lanche rápido.

Para as barritas fizemos primeiro uma granola, fica aqui a receita que pode ser usada para acompanhar com iogurte.

have fun.

L&N

Granola:

Ingredientes

150 gr de aveia
100gr de trigo sarraceno
50 gr de sementes de sésamo
50 gr de linhaça
50 gr de amêndoas com pele
50 gr de nozes
uvas passas qb
cranberry qb
tâmaras secas qb
2 colheres de sopa de mel

preparação 

Misturar todos os ingredientes secos e adicionar o mel. Misturar tudo com uma colher de pau.
Colocar papel vegetal sobre um tabuleiro e espalhar mistura. Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até ficarem ligeiramente tostados.
Deixar arrefecer e adicionar as uvas passas, cranberry e as tâmaras secas (sem caroço e cortadas aos pedacinhos) e colocar num frasco. 


Barritas de cereais:

ingredientes

250 gr granola
100 gr de manteiga sem sal
80 ml de xarope de açúcar
40 gr de açúcar amarelo

preparação

Reservar metade da granola feita anteriormente. 
Colocar a manteiga, o xarope de açúcar e o açúcar amarelo num tacho em lume brando até derreter e ficar bem consistente. Regar a granola e mexer bem com uma colher de pau.
Colocar a mistura num tabuleiro com papel vegetal em cima. Por cima do papel vegetal colocar frascos de compotas ou algo com algum peso para fazer pressão nas barritas. Deixar arrefecer e retirar os pesos. Colocar de um dia para o outro no frigorífico para ficar bem firmes.

Cortar em rectângulos e estão prontas para levar.







terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Bolo mármore



Depois da família reunida e da gripe que nos atacou - o que nos impossibilitou de fazer uma receita natalícia - aqui fica uma receita óptima de bolo mármore. Fácil e rápida de fazer! O bolo fica ligeiramente húmido e fofo.
Have fun,

L.


Ingredientes:

110 gramas de chocolate de culinária
6 colheres de sopa de leite
140 gramas de manteiga sem sal
170 gramas de açúcar
2 ovos batidos
6 colheres de sopa de natas
230 gramas de farinha de trigo com fermento
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher  de chá de extrato de baunilha

Preparação:

Ligar o forno a 160 graus. Começar por untar uma forma retangular e forre-o com papel vegetal (ou utilizar uma forma de silicone), polvilhando o interior com um pouco de farinha.
Desfazer o chocolate em pedaços e, juntamente com o leite, deixe derreter em banho-maria, em cima do lume, até o chocolate derreter.
Misturar a manteiga e o açúcar até ficar uma espécie de creme esbranquiçado, juntar de seguida, os ovos e as natas, batendo sempre. Juntar a farinha peneirada, mais o fermento, e envolver bem e de forma suave toda a massa.
Dividir a massa em dois e juntar o chocolate a uma das partes. Colocar na forma alternadamente mexendo com uma colher para criar o efeito do mármore. Levar ao forno e deixar ficar durante 35-40 minutos, ou até o bolo crescer. Para verificar se está bem cozido, espetar um palito ou uma faca até sair limpa.




domingo, 14 de dezembro de 2014

Compota de ruibarbo e frutos vermelhos




O Natal está quase aí e com ele vem as cores vibrantes. Sempre que via as receitas com ruibarbo da minha querida "fanfan" Frango do Campo ficava com água na boca...até cheguei a perguntar-lhe se dava para plantar num vaso na varanda, mas a tentativa foi falhada pois as folhas parece que são um pouco nocivas e acho que não ia resultar muito bem! Nunca tínhamos visto ruibarbo cá à venda, mas passado algum tempo mal vimos no mercado da Graça, compramos logo e foi tempo de o experimentar. A compota ficou óptima e foi fácil de fazer.
Have fun,

L.

Ingredientes:

6 talos de ruibarbo
200gr de frutos vermelhos (usei congelados)
300gr de açúcar
umas gotas de sumo de limão

Preparação:

Esfiapar o ruibarbo e cortar às rodelas, colocar num tacho ou na bimby com o açúcar, frutos vermelhos e gotinhas de limão. Deixar levantar fervura (mais ou menos 30 a 40 minutos) e depois mexer até estar no ponto estrada (utilizar uma colher de pau e fazer um risco no fundo do tacho, quando for visível o fundo está no ponto).  Na bimby velocidade 2, 100ºC, 40 minutos e no final triturar tudo na velocidade 6 durante 15 segundos)

Colocar nos frasquinhos esterilizados e voilá!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Fettuccine com cogumelos e abacate



Avistada a época natalícia, em que se sabe que o colesterol vai subir bastante, aqui fica uma receita saudável com abacate e cogumelos frescos. receita rápida e simples de fazer.

have fun!

L.

Ingredientes:
1 abacate maduro
150gr de cogumelos laminados
4 dentes de alho
1 colher de manteiga
1 colher de azeite
6 colheres de creme de soja
massa (usei fettuccine)
cebolinho q.b

Preparação:
Colocar num tacho água a ferver para a massa. Quando estiver a ferver, colocar a massa e um fio de azeite. Colocar o alho, a manteiga e o azeite numa frigideira e caramelizar os cogumelos. Quando estes reduzirem, juntar o cebolinho e o creme de soja. Deixar apurar durante alguns minutos.

Descascar o abacate e colocar os pedacinho com algumas gotas de limão.
Juntar o abacate a massa e já está!



terça-feira, 18 de novembro de 2014

Hambúrguer de grão de bico

   A festejar dois anos do blog, eu e a L. decidimos dar como prenda aos nossos leitores uma receita por ano de vida. Como a L. ficou com o doce, eu fiquei com o salgado. Os hambúrgueres são já uma tradição cá em casa e as que a L. faz são qualquer coisa do outro mundo. Como faltava a carne de vaca picada, tive de improvisar e surgiu este hambúrguer de grão de bico que não desiludiu ninguém.

Have fun!
N.

Ingredientes:

hambúrguer:
1 lata de grão de bico
1/2 cebola picada
1 dente de alho
1 ovo
1 colher de cebolinho picado

molho:
2 colheres de maionese
1/2 dente de alho
1 colher de salsa picada
1 colher de cebolinho

Preparação:
Escorrer o grão de bico debaixo de água corrente. Enquanto isso, picar a cebola e o alho e refogar ligeiramente em azeite.
Juntar o grão de bico, a cebola, o alho e o cebolinho no processador de comida (Bimby ou semelhante) e picar até formar uma massa homogénea. Juntar depois o ovo e mexer mais um pouco.
Numa frigideira anti-aderente, aquecer um pouco de manteiga e colocar as hambúrgueres. Virar de lado quando já estiver dourado.

Para o molho, picar o alho muito fininho, assim como a salsa e juntar tudo com duas colheres de maionese.
Como acompanhamento, cozer uns ramos de bróculos e fatiar um tomate maduro, com um pouco de vinagre balsámico e azeite.

Brownie com cheesecake de amora












Como comemoramos 2 anos do blog, decidimos deixar-vos com duas receitas: uma do N. outra minha. E é claro que a minha tinha de ser docinha! Aqui fica o bolo para festejar este aniversário! :D

Have fun.

L.

(Receita adaptada do livro "Confeitaria Hummingbird - Receitas de Sonho")

Ingredientes

brownie
200gr de chocolate
200gr de manteiga
250gr de açúcar confeiteiro
3 ovos
110gr de farinha com fermento

cheesecake
400gr de queijo creme
150gr de açúcar confeiteiro
umas gotas de essência de baunilha
2 ovos

creme para a cobertura
200ml de natas
100gr de açúcar confeiteiro
100 g de amoras

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 110°.
Para o brownie: Colocar o chocolate numa taça em banho maria e deixar que o chocolate derreta e fique macio. À parte, juntar a manteiga e o açúcar na taça e com a batedeira bater até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Adicionar os ovos, mexendo bem. Adicionar gradualmente a farinha, misturando bem depois de cada adição. Colocar a batedeira na velocidade máxima e bata um pouco mais até obter uma mistura fofa. Deite o chocolate derretido pouco a pouco e misture cuidadosamente. Coloque no tabuleiro devidamente preparado e alise com uma espátula.
Para o cheesecake: Colocar o creme de queijo, o açúcar e a
essência de baunilha na batedeira e bata na velocidade mais baixa até
obter uma mistura fofa e espessa. Adicionar um ovo de cada vez,
enquanto continua a misturar. A mistura deve ficar fofa e cremosa. Coloque a batedeira na velocidade máxima mas não bata em excesso, caso contrario o queijo
separar-se-á. Colocar a mistura por cima do brownie e alisar com uma espátula. Leve ao forno pré-aquecido durante 30-40 minutos, ou até que o cheesecake fique firme ao toque
e levemente dourado nas extremidades. O centro deve permanecer
esbranquicado. Deixe arrefecer por completo.
Para a cobertura de creme: Bater as natas com o açúcar até ficar firmes. Adicionar as amoras e bater mais um pouco até ficar incorporadas.

Colocar o brownie com o cheesecake em cima. Espalhar a uniformemente a
cobertura por cima e decore com mais amoras.







quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Cupcakes de abóbora e cakepops de chocolate branco



Gostamos de celebrar o Halloween com os famosos cupcakes de abóbora com creme de queijo. Talvez pelas minhas raízes americanas, esta data é celebrada com docinhos e amigos, claro!

(receita retirada do livro "Confeitaria Hummingbird - Receitas de Sonho")

Desta vez experimentei fazer uns cakepops cobertos de chocolate branco para simular os fantasminhas de halloween!

Have fun,

L.

Ingredientes 

Cupcakes de abóbora:

120g de farinha sem fermento

140g de acúçar em pó

1 colher de sopa de fermento em pó

1 1/2 colher de chá de canela em pó e mais alguma para decorar

uma pitada de sal

40g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

120ml de leite gordo

2 ovos

200g puré de abóbora em lata

Creme de queijo:

300g de açúcar de confeiteiro

50g de manteiga sem sal, à temperatura ambiente

125g de quejo creme, frio

Cakepops:
120gr de açúcar

120gr de margarina

120gr farinha branca de neve com fermento

3 ovos

corante vermelho

Preparação

Ligar o forno a 10.º

Juntar a farinha, o açúcar, o fermento em pó, a canela, o sal e a manteiga numa batedeira. Bater até obter uma consistência arenosa. Junte lentamente o leite. Junte os ovos até obter uma massa consistente. À mão, junte o puré de abóbora. Coloque a mistura nas forminhas de papel até encher dois terços e leve ao forno durante 20 minutos. Depois de cozidos, colocar na grelha para arrefecerem.

Depois de frios, colocar o creme de queijo e polvilhar com canela.


domingo, 12 de outubro de 2014

Filhós e chá de poejo



O frio parece que está a chegar e nada melhor que um cházinho e mais um docinho para aquecer a alma! :D Estas foram feitas nas férias, aproveitei o cenário fantástico da minha ilha para as fotografar, mas até com o calor calharam bem para levar de lanche e distribuir aos amigos no boqueirão. ahhhh verão, volta rápido! :p

Esta receita é um pouco mais demorada de fazer, pois a massa tem de levedar!

have fun.

L.

Ingredientes:

1kg de farinha (24 filhós)
250gr de açúcar
6ovos
200ml de leite
1saqueta de fermento ou fermento caseiro
raspa de limão
meia colher de chá de canela
noz-moscada qb
1colher de chá de aguardente
sal qb

Para fritar: 1L de óleo

Preparação:

Misturar os ovos com o açúcar até obter uma pasta fofa. Junta-se os elementos secos  com o leite e o restantes  ingredientes. Amassar até ficar com uma boa consistência. Colocar num local quente e deixar levedar 6 horas.
Depois de dobrar o volume, pegar em pequenas bolinhas e dar a forma da filhó colocando no óleo quente para fritar.
Repetir o processo com a restante massa para fritar todas as filhós.

Acompanhar com o chá de poejo, basta fazer uma infusão alguns minutos com o poejo.