quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Bolo Blackout de Brooklyn



Nada como o frio lá fora e um bolo de chocolate cá dentro! Rápido, fácil e sem o N. na cozinha a "rodopiar" é tudo o que se quer! :)

Receita vista no livro "Confeitaria Hummingbird: receitas de sonho".

Espero que gostem!

 
Ingredientes
100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
260 g de açúcar em pó (só usei 190 g)
2 ovos
2 gotas de essência de baunilha
45 g de cacau em pó
1 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
Uma pitada de sal
170 g de farinha sem fermento
160 ml de leite gordo
Custarda de Chocolate
500 g de açúcar em pó
125 g de cacau em pó
200 g de farinha de milho
85 g de manteiga sem sal em cubos
1 c. chá de essência de baunilha
*Nota: fiz só metade da custarda e ainda sobrou bastante.
Bata a manteiga e o açúcar numa batedeira até obter um creme leve e fofo. Adicione os ovos um a um, misture bem. Coloque a batedeira na velocidade mais baixa e bata a essência de baunilha, o cacau em pó, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal, até estarem bem ligados. Junte metade da farinha, depois o leite todo, e acabe com a farinha restante. Bata bem até que todos os ingredientes estejam bem incorporados. Deite a mistura nas formas de bolo previamente preparadas e alise com uma espátula. Fiz apenas numa forma. Coloque no forno previamente aquecido a 170°C (Gás 3) durante 25-30 minutos. Deixe arrefecer o bolo na forma durante alguns minutos antes de 0 colocar numa grelha para arrefecer completamente.

Para a custarda de chocolate: Coloque o açúcar, o cacau em pó e 600 ml de água num tacho e deixe levantar fervura sobre lume médio, mexendo ocasionalmente. Junte a farinha de milho com 120-200 ml de água, mexendo energicamente à medida que junta a água.  A mistura deverá ter a consistência grossa, por isso junte mais água se continuar muito grosso (não exceda os 250 ml). Junte gradualmente à mistura de cacau mexendo lentamente. Deixe levantar novamente fervura, mexendo sempre. Não pare de mexer e deixe cozinhar durante alguns minutos, até engrossar. Retire do lume e junte a manteiga e a essência de baunilha. Deite na taça, cubra com película aderente e coloque no frigorífico até ficar muito firme.

Por fim, retire uma fatia muito fina do bolo, coloque no robô de cozinha e pique até obter migalhas finas.  Espalhe a custarda por cima do bolo e cubra com migalhas trituradas e já está!

Have fun! :)

L.

2 comentários: