domingo, 13 de janeiro de 2013

Esparguete com espinafre e limão

esparguete espinafre limão 01

Eu adoro massas. Qualquer tipo, de qualquer forma. Não só de comer como também de cozinhar. Uma das minhas mais acertadas compras foi o livro "200 receitas de massa" da Marta Ricci, de onde retirei esta receita. O original pede radicchio (uma verdura italiana) mas à falta disso, usei espinafres e não ficou nada mau. Acho que o sumo de limão dá um toque bem fresco ao prato, que é completado pela 'molica': nada mais do que pão ralado tostado com alho picado. Uma delícia.

Have fun!

N.

--

Ingredientes
Esparguete
Miolo de pão branco
Queijo da ilha ralado
1 molhe de espinafres
1 limão
5 dentes de alho
1 cebola
Sal e pimenta
Pôr o esparguete a cozer numa panela grande com muita água e uma pitada de sal (seguir o tempo indicado de cozedura). Entretanto, numa frigideira deitar um pouco de azeite e pòr a refogar 2 dentes de alho e a cebola picada em lume brando. Ao fim de 5 minutos, juntar as folhas de espinafres (devidamente lavadas e escorridas) e o sumo do limão inteiro. Temperar com sal e pimenta a gosto. Deixar cozer até o espinafre ter encolhido. Retirar do lume e reservar. Entretanto, ralar o miolo de pão branco, picar o resto dos dentes de alho e colocar um pouco de manteiga numa frigideira. Juntar o alho, esperar um minuto e adicionar o pão ralado. Mexer sempre até as migalhas ficarem douradas.

Escorrer o esparguete, juntar aos espinafres e adicionar o pão ralado tostado por cima. Ralar um pouco de queijo da ilha (usei um queijo da ilha das Flores) e servir.

1 comentário:

  1. como não gostar de massas?
    ficou com um aspecto de comer e pedir mais hehe
    beijinhos

    ResponderEliminar