sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Chocolate fondant

chocolate fondant

Olá!

Após nove meses de inatividade, o blog volta a dar à luz uma receita! O trabalho e as férias - e às vezes a falta de paciência - deixaram o "Hoje cozinhas e eu lavo" descuidado, mas a boa notícia é que já temos uma mão cheia de pratos deliciosos prontinhos para partilhar.

E como sabemos que a nossa ausência foi um pouco amarga, nada como começar com um "docinho" para regressar. Nós já éramos fãs de gateau de chocolate - ou fondant de chocolate - há imenso tempo, principalmente aqueles comprados congelados nos hipermercados. Mas nada bate um feito em casa, na hora.

Pensei que fossem mais difíceis de fazer, mas a verdade é que não. E não demoram muito tempo até estar pronto a ser devorado - e não consome muitos recursos, o que é ótimo nestes tempos. Os grandes truques serão: bater muito bem a manteiga com o açúcar; não abusar na quantidade de café ou vinho do Porto, de forma a não sobrepor o gosto do chocolate; e o tempo de cozedura, não ir além dos 12, 12 minutos e meio.

Have fun! N.

---

Ingredientes
50 gramas de manteiga
50 gramas de chocolate preto
Cacau em pó para polvilhar
1 ovo
1 gema
60 gramas de açúcar
2 colheres de sopa de vinho do Porto
50 gramas de farinha
Pre-aquecer o forno a 160 graus. Começar a receita por untar as formas de queques com manteiga e polvilhar o fundo e os lados com chocolate em pó. Levar ao frigorífico até à hora de ir para o forno. De seguida, colocar o chocolate aos pedaços e a manteiga numa tigela em banho maria no fogão e ir mexendo até se dissolver por completo. Reservar. Entretanto, bater o o açúcar com o ovo e a gema até ficar um creme esbranquiçado. Juntar o chocolate e envolver bem, adicionar o vinho do Porto e a farinha (peneirada). Envolver bem e depois  verter para as formas. Vai ao forno durante 12 minutos, retirar das formas e comer acompanhado de um bom gelado de baunilha.

Sem comentários:

Enviar um comentário