terça-feira, 10 de março de 2015

Bolo de nozes e café




Quando soubemos que a nossa amiga Adriana vinha passar o seu aniversário a São Miguel, ficamos logo com a 'missão' de lhe preparar o bolo de anos. Como não temos recebido assim tantas visitas - o preço das passagens aéreas também não ajuda, esperamos que com as low-cost isso mude - sabíamos que tínhamos de nos esmerar. O bolo escolhido foi um maravilhoso bolo de café e nozes - vindas diretamente de Espinho e descascadas à mão - que a L já tinha feito para o meu 28.º aniversário. A L fez o trabalho todo, eu só tive a penosa tarefa de descascar as nozes - ganhei uma bolha no dedo à custa disso! O resultado foi delicioso, tanto que até conseguimos que o marido da nossa amiga, que não é lá muito fã de bolos, repetisse o prato :)

Have fun!
N.




Ingredientes:
350 gr de manteiga sem sal
350 gr de açúcar mascavado
6 ovos
6 colheres  de sopa de café
350 gr de farinha Branca de Neve
3 colheres de chá de fermento em pó
230 gr de nozes picadas

Cobertura:
115 gr de manteiga sem sal
200 gr de açúcar em pó
1/2 colher de chá de café (nós usamos algumas gotas essência de baunilha)
Sementes de papoila da Sementina para decorar



Preparação:

Aquecer o forno a 180º e untar as duas formas para bolos. Bater a manteiga e o açúcar mascavado até a mistura ficar esbranquiçada e suave.
Incorporar um ovo de cada vez, batendo sempre. Depois, adicionar o café. De seguida, misturar a farinha e o fermento ao creme, envolvendo depois as nozes picadas.

Se utilizar a Bimby colocar a borboleta e bater na velocidade 3 enquanto vai adicionando todos os ingredientes (cerca de 4 minutos). Quando adicionar as nozes picadas aumentar a velocidade para 5.

Dividir o creme pelas duas formas para bolo e alisar a parte de cima. Levar ao forno e cozer durante 20 a 25 minutos. Depois de cozidos, retirar os bolos das formas e deixar arrefecerem totalmente antes de chegar a cobertura.

Para a cobertura:
Enquanto os bolos arrefecem, bater a manteiga com o açúcar e a essência de baunilha - quem gostar, pode adicionar uma colher de sopa de café - e bater até a mistura ficar cremosa. Barrar metade da cobertura entre os bolos e o restante na parte superior do bolo. Para decorar espalhar as sementes de papoila e as nozes.

Sem comentários:

Enviar um comentário