domingo, 22 de fevereiro de 2015

Bolo de limão com sementes de papoila

Este domingo foi dia de um "docinho ácido". Utilizamos pela primeira vez as sementes de papoila da Sementina e o resultado foi óptimo. 
A receita requer mais um pouquinho de tempo do que as habituais aqui do blog, para além do bolo, temos de fazer a calda e a cobertura. Mas vale a pena o esforço. O bolo fica muito fofo e um pouco húmido. Ideal para o domingo preguiçoso!  :D E ainda por cima a tempo da noite dos Óscares...comer uma fatia pela noite dentro vai saber bem!

Have fun,
L.









Ingredientes:
Bolo:
85 gr de manteiga sem sal
200 gr de açúcar em pó
Raspa de 1 limão
15 gr de sementes de papoila da Sementina
160 ml de leite gordo
230 gr de farinha sem fermento
2 colheres de chá de fermento em pó
3 claras de ovo

Calda de limão:
Sumo e raspa de 1 limão
1 colher de cha de açucar
100 ml de água

Glacé de limão:
Sumo e raspa de meio limão
150 gr de açúcar de confeiteiro

Pre-aquecer o forno a 170º.
Misturar a manteiga, o açúcar, a raspa de limão e as sementes de papoila até os ingredientes estarem bem ligados e de seguida incorporar aos poucos o leite. À parte, bater as claras em castelo, juntando depois à massa do bolo, envolvendo delicadamente. Deitar a massa numa forma com buraco no meio e cozinhar no forno durante 30 minutos ou até a massa ficar fofa ao toque.
(Se utilizar a bimby bater as claras em castelo antes e reservar. Adicionar os ingredientes e misturar com a borboleta na velocidade 4. Retirar a massa da bimby e juntar as claras em castelo à parte com uma colher de pau para a massa ficar fofa)
Enquanto o bolo coze, juntar o sumo de limão, a raspa, o açúcar e 100 ml de água num tacho para fazer a calda de limão. Deixar levantar fervura sobre lume baixo, até que a mistura reduza para metade. Quando o bolo sair do forno, derramar a calda por cima do bolo, até ficar ensopado.
Por último, para o glace de limão, misturar o sumo de limão, o açúcar confeiteiro numa tigela até ficar bem envolvida. A consistência procurada é grossa mas líquida para poder verter sobre o bolo já frio. Para decoração, espalhar sementes de papoila por cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário