domingo, 26 de abril de 2015

Fetuccine fresco com molho arrabiata

 A cozinha italiana tem um lugar especial no nosso coração. Sejam pelas pizas, pelas pastas, pelos doces ou pelas entradas, rara é a semana em que uma das nossas refeições não é inspirada pelo país mediterrâneo. Por estas razões, a nossa primeira experiência num workshop tinha de passar por Itália e foi assim que nos aventuramos na massa fresca. E arriscamos dizer que não correu nada mal: fácil de fazer, só com farinha e ovos, vale o tempo que demora (30 minutos para repousar mais 20, aproximadamente, para o corte), pois o resultado é uma massa sedosa, solta e bem apetitosa.

Have fun!

N.

Ingredientes:

Para o fettucine:
200 gr de farinha de trigo 
2 ovos normais

Para o molho arrabiata:
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
Azeite
2 tomates maduros
200 gr de bacon às tiras
1 lata de tomate pelado
Sal
Pimenta
Folhas de manjericão

Para a molica de pão:
Pão ralado
2 Alhos picados
Manteiga

Preparação:
Aquecer dois litros de água numa panela larga, com um pouco de sal. Começar por preparar a massa, que terá de repousar pelo menos 30 minutos. Colocar a farinha, fazendo um buraco ao meio onde se parte os ovos. Começar por usar um garfo para juntar os ingredientes, usando depois as mãos. Amassar durante 10 minutos e depois colocar a massa no frigorífico, envolta em papel vegetal.

Refogar a cebola e o alho em lume brando, juntando os tomates cortados quando a cebola começar a caramelizar. Juntar o tomate pelado e o manjericão às tiras, reduzindo o lume. À parte, aquecer uma frigideira e quando estiver bem quente espalhar o bacon as tiras, deixando caramelizar. Juntar o bacon, mais a gordura, ao molho de tomate.


Enquanto o molho apura, retirar a massa do frigorífico e dividir em dois, guardando uma envolta no papel vegetal para não secar. Para estender a massa, recomendamos que use uma máquina própria, polvinhando cada ranhura com um pouco de farinha. Começar por formar um retângulo com a massa e passar pela máquina de pasta na posição 1. Repetir o processo mais uma vez, antes de dobrar a massa e voltar a passar na mesma posição. A cada passagem pela máquina, reduzir a abertura da máquina, até chegar à posição 5. Se a massa começar a ficar muito longa, cortar a meio.
Para fazer o fettuccine, passar a massa estendida na parte de corte da máquina de pasta. A massa cortada pode ir diretamente para a panela com água a ferver ou aguardar estendida enquanto se corta o resto da massa.



Finalizada a cozedura da massa, que deverá demorar apenas 2 minutos, escoar a água e passar um pingo de azeite pelo fettuccine, apenas para mantê-la solta.

Por último, picar o pão ralado e os alhos. Derreter a manteiga e juntar o alho picado, deixando-o caramelizar um pouco. Juntar o pão ralado e mexer frequentemente até o pão ficar tostado e levemente dourado.

Colocar o fettucine num prato fundo, seguido do molho arrabiata, polvilhando a molica de pão por cima.

Sem comentários:

Enviar um comentário