domingo, 25 de novembro de 2012

Pizza com presunto, alho francês e ananás

ImageEu e a L. temos uma tradição não assumida: sexta-feira é noite de comer pizza. A "Ponsi" tem sido a nossa fornecedora e confesso que aquelas pizzas de massa finíssima conquistaram-me. Tanto que lá colocamos as mãos ao trabalho, e depois de ter experimentado várias receitas para a massa, encontramos a certa. Além da receita, é essencial estender muito bem a massa, para alcançar esta finura tão crocante. Nesta pizza, coloquei o que tinha à mão (alho francês, presunto e ananás, e depois a L. lá teimou para ter queijo ralado por cima, e tinha razão). A única regra que tenho é não ter muito mais que três ingredientes.

Buon appetito!

--


Ingredientes (massa para 2 pizzas médias)
175 g. de farinha de trigo simples
1 pitada de sal
1 c. de cjá de fermento em pó de ação rápida
1 c. de sopa de azeite
6 c. de sopa de água morna (ou o suficiente para ligar a massa)

Juntar a farinha, o sal e o fermento numa tigela. Fazer um sulco no meio e colocar o azeite e a água morna e misturar bem. Depois, sovar e amassar a massa durante 10 minutos ou até ficar elástica. Moldar a massa numa bola, colocar na tigela tapada com um pano húmido e deixar a levedar durante 1 hora (num local quente)

Depois, espalhar farinha em cima da banca, retirar um pedaço da massa e e sová-la mais um pouco. Depois, com a ajuda de um rolo da massa, estender muito bem até ficar com a espessura de uma folha de papel. Colocar num tabuleiro pincelado com azeite e deixar repousar.

--


Recheio
Cebola
Alho
Tomate
Polpa de tomate
Azeite

Refogar a cebola e o alho no azeite. Entretanto, pelar o tomate (15 segundos em água a ferver dos dois lados), tirar as sementes e juntar ao refogado. Adicionar a polpa de tomate a gosto, temperar com sal e pimenta e deixar a apurar. Sensivelmente 5 minutos depois, passar a varinha mágica e reduzir a puré. Juntar à massa de pizza e adicionar os ingredientes que mais gostar. Eu cortei o alho francês às rodelas, desfiz pedaços de presunto e cortei o ananás em pedaços. Polvilhar queijo ralado por cima (sugestão da L.) e levar ao forno.
Quando a pizza começar a ganhar uma cor e a massa a despegar do tabuleiro, está pronto para comer.

1 comentário: