domingo, 22 de março de 2015

Bolo do tijolo


Neste domingo com o sol primaveril a espreitar, trago-vos mais uma receita típica da minha ilha - a ilha das Flores. O bolo do tijolo era confeccionado quando faltava o pão em casa. Acompanha qualquer prato como o pão normal. Experimentem, é fácil de fazer. Mais uma vez tive a ajuda das mãos sábias do meu pai, o especialista lá em casa do bolo do tijolo.

Have fun!
L.

Ingredientes:

1 chávena de farinha de milho

meia chávena farinha de trigo

2 chávenas de água

sal q.b

Preparação:

Num tacho colocar a água a ferver com o sal, quando estiver a ferver misturar a farinha de milho toda e mexer com a colher de pau.







Depois de arrefecer (mais ou menos 10 minutos) acrescentar aos poucos a farinha de trigo até obter uma massa homogénea.






Polvilhar a superfície com farinha de milho. Depois moldar a massa em pequenas bolinhas e estender em círculos com meio centímetro de altura.








Colocar no tijolo ou sertã e cozer cerca de 4 minutos de cada lado.

4 comentários:

  1. A minha avó, que é natural da ilha do Pico, também fazia assim esta receita. Quando vou ao Pico no verão mato o desconsolo do bolo de milho, mas qualquer dia destes meto mãos à obra. Excelente partilha!
    Beijinhos
    patrícia

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Patrícia :) Fico contente pelas boas memórias que este post trouxe, a mim também me dá o desconsolo quando passo muito tempo sem comer o meu bolo do tijolo :)

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Já ando para experimentar a fazer à muito tempo! Acho que vai ser desta que vou eperimentar e vou usar a tua receita, pois ficaram com um aspecto fantástico! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Paulinha! Experimenta e feita aí com os "ares florentinos" vão ficar perfeitos! :D

    ResponderEliminar