terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Risotto de cogumelos





Já vai algum tempo desde que escrevemos aqui pela última vez. Trabalho, viagens e alguma falta de tempo para sentarmo-nos em frente ao computador para partilhar as nossas receitas, tudo contribuiu para esta ausência. Mas não deixamos de cozinhar! Bem longe disso, e a verdade é que temos algumas maravilhas para partilhar convosco.

Num dia destes, a L. disse que lhe apetecia algo vegetariano e numa ida ao Mercado da Graça de Ponta Delgada encontrei uns cogumelos que já andávamos há muito há procurávamos: cantharellus. E juntamente com uns cogumelos de Paris e uns portobello, veio a ideia de um risota. Cremoso, saboroso, esta foi a segunda vez que me aventurei no 'prato da morte' do Masterchef e acho que não me safei nada mal ;)
Have fun!
N.

Ingredientes:
150 gr de arroz arbóreo 
1 litro de caldo de legumes (comprado ou feito em casa)
200 ml de vinho branco
150 gr de cogumelos cantharellus
150 gr de cogumelos paris
150 gr de cogumelos portobello
100 gr de cebola picada
2 dentes de alho picados
azeite
manteiga
sal
pimenta
queijo de São Jorge (ou parmesão)



Começar por aquecer o azeite e a manteiga numa sertã grande, juntando a cebola picada. Quando a cebola começar a ficar caramelizada, juntar o alho picado e os cogumelos cortados.
Mexer durante 5 minutos, juntar o arroz e deixar refogar durante uns minutos, antes de juntar o vinho branco e uma porção do caldo, reduzindo para lume brando. Ir mexendo a frigideira, e acrescentar o caldo sempre que começar a secar. Repetir até terminar o caldo e o arroz estar cozido mas ligeiramente "al dente". Antes de servir, juntar mais um bocado de manteiga e lascas de queijo de São Jorge ou Parmesão.

2 comentários:

  1. Que maravilha que está esse risotto! E o queijinho de São Jorge faz toda a diferença! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm que bom aspecto.
    Beijinhos,
    Clarinha
    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/02/bolo-de-crepes.html

    ResponderEliminar